Horário de funcionamento das 08h às 17h - Tel.: +55 21 3332-3895 / Fax.: +55 21 3332-3051

  • Blog
  • Youtube
  • Facebook
  • Twitter
  • Orkut
  • Google+
  • MeAdiciona

ASSINE E RECEBA GRATUITAMENTE NOSSAS DICAS, OFERTAS E INFORMAÇÕES PARA SUA VIAGEM.

Pontos turísticos - Ubatuba/SP

voltar para a página inicial
Ubatuba - SP / Panorâmica
Reveillon é com a CMMC Turismo Valores para o próximo feriado

Receba nossas dicas gratuitamente em seu e-mail.

Conheça nossos planos:
  • Blog
  • Youtube
  • Facebook
  • Twitter
  • Orkut
  • MeAdiciona

Pontos Turísticos de Ubatuba / SP

Praia da Barra da Lagoa

Situada no extremo sul do município, sendo o acesso por terra difícil, mas gratificante. Considerado um paraíso, aconselha-se pegar a trilha que sai da Caçandoca, Caçandoquinha, Saco das Bananas ou pelo lado sul, via praia da Tabatinga. Neste local, em propriedade particular, encontram-se ruínas de um antigo esconderijo de traficantes de escravos, que ainda resistem ao tempo, porém, deve-se obter permisSão do proprietário para visitá-las. Apresenta em seu canto esquerdo, uma lagoa de águas calmas e limpas , que nomeia a praia.

Praia da Caçandoquinha

Local de Passagem obrigatória para quem segue pela trilha do Saco das Bananas (antiga comunidade que apresenta nativos caiçaras) e para praia da Barra da Lagoa. É a preferida dos amantes do turismo ecológico. Da praia pode ser vista toda aorla das praias da Maranduba, Lagoinha, Bonete, Grande do Bonete, além das ilhas Maranduba, Pontal e Mar Virado. Por ser um Santuário quase selvagem, recomenda-se levar sacos plásticos para recolher o lixo produzido e assim, mantê-lo.

Praia da Caçandoca

Praia retirada, tranqüila e com uma deslumbrante vista para a Baía do Mar Virado. Localizada no extremo sul de Ubatuba. Faz parte de uma antiga fazenda onde os principais recursos eram a pesca e a lavoura. Vacas e cabras pastam por sua orla, tornando o local, ainda hoje, pitoresco. Sua vizinha, a praia da Caçandoquinha,é uma prainha menor e muito procurada pelos adeptos do mergulho e pescadores. Este é o Ponto de partida para a trilha que leva à praia da Barra da Lagoa.

Praia do Pulso

A praia do Pulso é totalmente ocupada por um luxuoso condomínio, onde encontram-se verdadeiras obras de arte arquitetônicas. Para ter acesso à praia, deve-se estacionar em lugares determinados pelo condomínio. Localizado na altura do Km 80 da SP-55, próximo a Maranduba. Esse acesso também leva as praias da Caçandoca e Caçandoquinha. Aí, se inicia a famosa trilha para o Saco das Bananas.

Praia da Maranduba

Localizada a 25 quilômetros do centro, possuindo centro comercial, quiosques, hotéis, pousadas, restaurantes, lojas, postos de gasolina, bancas de jornais e sub-prefeitura. Disputa com a Praia Grande o título de point mais badalado da região. Tem vida noturna agitada, barzinhos e quiosques com música ao vivo. Junto Com sua vizinha, a praia da Lagoinha, forma uma das mais extensas orlas de Ubatuba. Considerado Ponto de partida para as praias do Perez, Bonete, Grande do Bonete (ao norte), Caçandoca, Caçandoquinha e Pulso. Assim como para várias cachoeiras no Sertão da Quina como a do Corrêa e Água Branca.

Praia da Lagoinha

Tem esse nome em virtude das águas calmas que imperam nesta praia. Suas principais atrações São as Ruínas da primeira fábrica de vidros no Brasil, construída durante o Império. Na direção da Serra do Mar, outras ruínas do que teria sido uma grande senzala ainda resiste a ação do tempo. Praia apropriada para windsurf, jet-ski, banana-boat e passeios de escuna. Do canto esquerdo sai a trilha que leva as praias do Perez, Bonete, Grande do Bonete e Cedro.

Praia do Bonete

De Acesso marítimo ou por trilha (saindo do canto esquerdo da Lagoinha), é uma praia selvagem. Considerada Passagem para quem vai para a Praia Grande do Bonete, um reduto caiçara onde os moradores vivem basicamente da pesca e do artesanato. Outra atração no percurso é a Prainha do Perez, onde a sensação fica por conta do badalado Maier's Mar Virado. Suas águas límpidas atraem artistas que alí aportam com suas lanchas off-shore e iates a procura de paraíso.

Praia Grande do Bonete

De Acesso marítimo ou por trilha (saindo do canto esquerdo da Lagoinha), é uma vila de pescadores que vivem basicamente da pesca e do artesanato. Vários artesões produzem material rico em tradição dos antigos povos indígenas que ali, habitavam no passado. Dessa praia pode ser vista a Ilha do Mar Virado, sítio arqueológico com vestígios de mais de 2 mil anos.

Praia da Fortaleza

No canto direito apresenta formações rochosas interessantes. Pedras imensas criam grutas e passagens que merecem ser visitadas. Acesso pela Praia Dura, passando pelas praias do Costa, Brava e Vermelha do Sul. A Praia Brava é apropriada para o surf. A Vermelha do Sul é considerada uma reserva de mata natural preservada pelo seu condomínio.

Praia Brava da Fortaleza

Vizinha à Fortaleza, com acesso pela Praia Dura. Possui extrema beleza natural. Sua orla de pouco extensão, é abrigada pela Vegetação típica da Mata Atlântica, e suas águas cristalinas convidam a um refrescante banho de mar. Possui ondulações apropriadas para o surf.

Praia Dura

Praia com uma extensa faixa de areia que adentra suavemente o mar. Por esta razão, precisa-se caminhar muito para ter a água pela cintura. Sua areia é monazítica, fazendo com que seja muito procurada por pessoas que necessitam de tratamento com elemento de baixa radioatividade. Em direção a Serra do Mar, pode ser visto o Pico do Corcovado, o mais alto mirante de Ubatuba. Até o pico, segue-se uma trilha com duração de 8 horas. Para não se perder na mata, orienta-se contratar guias locais.

Praia Domingas Dias

Junto com a Praia do Lázaro formam uma das mais belas paisagens de Ubatuba. São cerca de 400 metros de areia inclinada e solta. Suas águas são tranqüilas e límpidas, além de possuir enormes pedras em suas encostas. Uma portaria na entrada de um condomínio pode causar constrangimento, mas o acesso é livre através do Condomínio Pedra Verde, na Praia do Lázaro.

Praia do Lázaro

De fácil acesso, sendo um asfaltado e os demais por ruas estreitas Praia de areias brancas e finas, mar calmo e cristalino. Os quiosques a beiramar servem petiscos e coco gelado. Dá acesso à duas praias, a tranquila Domingas Dias, formando do lado direito um conjunto digno de cartão postal. E no lado esquerdo, a pequena Sununga com ondas vigorosasNa Sununga, encontra-se a lendária Gruta que Chora.

Gruta que Chora

Um ótimo passeio, recheado de muitas lendas. Situada na praia da Sununga, com acesso pela praia do Lázaro ou pelo Saco da Ribeira., Esta gruta verte água do teto quando São emitidos sons fortes em seu interior, através de um curioso fenômeno natural.

Praia da Sununga

De acesso pela praia do Lázaro, é cercada de lendas e estórias. Sua areia é grossa e o mar quase sempre revolto. No local, a famosa Gruta que Chora, onde segundo uma das lendas, escorre as lágrimas das virgens sacrificadas para saciar a fúria de uma enorme serpente que habitava dentro da gruta. Na Sununga pratica-e o skinboarding, popularmente conhecido como "Sonrisal".

Praia de Sete Fontes

Suas águas são límpidas, encantando qualquer visitante que venha encontrar tranquilidade nesse paraíso. Seu acesso se dá por trilha a partir do Saco da Ribeira, passando pela Praia do Flamengo; ou por barco, a partir da praia do Lázaro. No verão, a baía de Sete Fontes, em alguns momentos, fica congestionada com o grande número de lanchas, iates e escunas que aportam para desfrutar da beleza do lugar.

Praia do Saco da Ribeira

Da praia, partem os passeios de escuna para a Ilha Anchieta. Pescadores, velejadores e iatistas se misturam. Lojas de artigos náuticos oferecem os mais variados produtos e serviços aos navegantes. O pier da Marina Estadual também é usado para o embarque e desembarque de pescados produzidos na região.

Praia do Perequê Mirim

É uma baía de águas sempre calmas, com uma pequena faixa de areia. Recomendada para famílias e crianças. De seu lado esquerdo sai uma trilha que leva até a praia da Santa Rita, de onde pode ser vista quase toda baía do Saco da Ribeira. Deste ponto, também sai outra trilha para a praia da Enseada, com seus hotéis e restaurantes tradicionais de Ubatuba.

Praia da Santa Rita

Apropriada para famílias, pela segurança que oferece às crianças. O mar parece uma piscina. Em seu canto direito, pode ser vista a Pedra do Sino, que emite um som similar ao ser batida com outra pedra. Fenômeno como este, só pode ser encontrado em Ilhabela. O acesso se dá pelo canto esquerdo da praia do Perequê-Mirim ou pelo canto direito da Enseada.

Praia da Enseada

A praia da Enseada abriga vários hotéis e restaurantes de primeira categoria, tendo boa freqüência o ano todo. Suas águas calmas são indicadas para crianças, para a prática de vela, ski e windsurf. Um mirante permite uma das mais belas paisagens de todo município, principalmente ao entardecer, quando o sol se põe na direção da baía do Saco da Ribeira. Pode-se ser visto também, o Pico do Corcovado.

Praia das Toninhas

A praia das Toninhas junto com as praias Grande e de Maranduba, formam o que há de melhor em Ubatuba quando o assunto é badalação. No verão, chega a ser difícil encontrar um pedacinho de areia para se esticar, no canto direito da praia. Vários quiosques a beiramar completam o cenário de beleza e exuberância.

Praia Grande

Disputando com a Maranduba e o Perequê-Açú o título de praia mais freqüentada de Ubatuba, seus quiosques oferecem de tudo para atrair os visitantes, de bebidas super geladas até música ao vivo com bandas locais e visitantes. Todo verão essa praia sedia o Projeto Verão, onde São apresentadas várias atrações. Apropriada para a prática de surf. Muitos campeonatos já foram disputados nesta praia, que junto com a Itamambuca, formam o paraíso dos surfistas. É Vizinha da Toninhas.

Praia do Tenório

Uma das praias mais procuradas por turistas. Com mar azul, areia muito branca e ondas um pouco perigosas. Encontram-se Ostras, Mariscos e um completo serviço de bar, oferecido pelos caiçaras.

Praia Vermelha do Centro

Suas ondas bravas oferecem um visual exuberante. Muito procurada pelos pescadores.

Praia do Cedro

Localizada na estrada que dá acesso ao farol da Ponta Grossa (saindo da Praia do Tenório), distante há apenas 50 metros. Aspecto inusitado.

Praia do Itaguá

A praia do Itaguá forma com a praia do Cruzeiro a baía de Ubatuba. Em sua orla, bares, restaurantes, hotéis e quiosques abrigam a badalação próximo ao centro. Do Itaguá saem escunas para passeios pela baía, ou para as ilhas do Promirim e Anchieta.

Praia do Cruzeiro

Praia do centro da cidade. A divisão com a do Itaguá é o rio da Barra da Lagoa. A atração fica por conta da Av. Iperoig, com seus agitados barzinhos, sorveterias, sofisticados restaurantes e badaladas lanchonetes. Ponto de encontro dos jovens. Durante os finais de semana e nas férias, a vida noturna é intensa, quando o trânsito é fechado na avenida para que as pessoas possam aproveitar melhor o espaço.

Praia de Iperoig

Os principais acontecimentos da História de Ubatuba aconteceram nesta praia. O apóstolo do Brasil, José de Anchieta, escreveu o " Poema à Virgem", quando ficou prisioneiro dos Índios Tamoios. Também, daqui os índios partiram para a segunda luta "Confederação dos Tamoios" liderada pelo Chefe Cunhanbebe. O primeiro tratado de Paz da América Latina foi assinado aqui. Na praia encontra-se a Cruz que simboliza a Paz, colocada desde 1563.

Praia do Matarazzo

Praia de pequena extensão, próxima a Barra dos Pescadores. Encontra-se a casa dos Matarazzo, que não pode ser visitada. O Acesso é feito após a ponte do Perequê-Açu, passando por um mirante onde se encontra a estátua de São Pedro Pescador, padroeiro dos pescadores. De onde pode se ter uma viSão completa da Baía de Ubatuba, assim como das praias do Cruzeiro e do Itaguá.

Praia do Perequê Açu

Uma das mais tradicionais praias de Ubatuba. Bairro com infra-estrutura para receber o turista com segurança, estacionamento livre para carros de passeio, ruas asfaltadas, arborizadas, quiosques, restaurantes, lanchonetes, hotéis, pousadas e camping.

Praia Vermelha do Norte

Situada na BR 101, a 9 km do centro. Apropriada para o surf. Lá encontra-se o Red Beach Park, um parque aquático com piscina e toboágua, apresentando shows musicais e luaus inesquecíveis. Ponto de passagem obrigatório para quem segue até a Itamambuca.

Praia da Itamambuca

Conhecida mundialmente por sediar campeonatos de surf. Está localizada a 15 km ao norte do centro de Ubatuba. Encontra-se a Pousada Camping Itamambuca, um dos mais completos empreendimentos turísticos de Ubatuba.

Praia Camburi

Com areias claras e mar aberto, apropriadas para o banho e prática de wind surf. Localizada na divisa com o Estado do Rio de Janeiro.

Praia Picinguaba

Antiga aldeia de pescadores. Ideal para quem procura lugares exóticos. Lá, encontra-se a Fazenda Picinguaba, santuário ecológico de extrema importância para o Patrimônio Nacional.

Praia do Félix

Muito procurada pelos surfistas mais experientes, oferece ondas regulares oriundas do mar alto. Apresenta uma piscina natural de água marinha, tranqüila e ideal para crianças. O acesso e o estacionamento São fáceis, apesar da entrada não encontrar-se sinalizada.

Ilha Anchieta

Excelente local para pesca e caça submarina. Famosa pelas ruínas do histórico presídio. Os barcos para visitação saem das praias do Itaguá, do Saco da Ribeira e da Enseada.

Parque Estadual da Ilha Anchieta

É administrado pelo Instituto Florestal, órgão da secretaria do Meio Ambiente de São Paulo. Com Área de 828 hectares, a ilha abriga a rica fauna da Mata Atlântica onde vivem animais como capivaras, pacas, macacos-prego, sagüis, quatis, gambás, lagartos, preguiças, tatus e cotias. Nas águas cristalinas que cercam a ilha podem ser encontrados cardumes de tainhas, robalos, carapaus, sardinhas, peixes voadores e tartarugas marinhas, protegidos pela interdição de pesca de qualquer modalidade. No Parque é proibido acampar, pescar, retirar do mar ou dos costões qualquer espécie de flora ou fauna marinha, colher mudas, cortar plantas, levar animais domésticos e abrir caminho pela mata.

Praia do Presídio

Principal praia do Parque Estadual da Ilha Anchieta. Encanta tanto pela beleza como pela História vivida no local. Uma sangrenta rebelião de presos levou à desativação do presídio que ali funcionava. Suas Ruínas podem ser visitadas com monitoramento de guias que fazem parte dos passeios de escuna que saem do Saco da Ribeira e do Itaguá. Uma trilha leva à Praia do Sul, paradisíaco local com águas claras e apropriadas para mergulho.

Praia do Sul da Ilha Anchieta

Localizada no Parque Estadual da Ilha Anchieta. Praia preservada por leis estaduais que impedem qualquer tipo de caça ou pesca. Preferida pelos amantes do turismo ecológico e pelos mergulhadores, com águas límpidas, e com boa visibilidade para o mergulho. Uma trilha leva à Praia do Presídio, onde existe uma base do Projeto Tamar.

Cais do Porto

Seu acesso deve ser feito a partir do trevo do Itaguá (a direita). Ótimo local para mergulho e pesca. Do cais pode ser visto toda a Baía de Ubatuba, assim como as praias do Itaguá, Cruzeiro e Prainha do Matarazzo. Local apropriado para a pesca do peixe-espada.

Aquário de Ubatuba

Excelente oportunidade de conhecer de perto um pouco do complexo mundo marinho. São 12 tanques de água salgada (entre eles o maior tanque marinho do Brasil, com 80.000 litros), com representantes da fauna local e de outros oceanos. Situado na rua Guarani, 859, no Itaguá.

Avenida Iperoig

Considerado o agito noturno da cidade de Ubatuba. Situada em frente a praia de Iperoig ou do Cruzeiro (centro da cidade).

Câmara Municipal de Ubatuba

Este Prédio histórico foi construído em 1848, época em que a cidade viveu seu apogeu. Foi residência de Thomaz Galhardo, autor da primeira cartilha de alfabetização do Brasil. Situado no centro da cidade, na avenida Iperoig, 218.

Casa de Farinha

Parte de um conjunto de ruínas de uma antiga usina de açúcar e álcool construída no final do século passado por imigrantes italianos. Localizada no km 12 da Rodovia Rio-Santos sentido Rio de Janeiro, no sertão da Fazenda Picinguaba, ao norte da rodovia. Aproveitou-se a roda d'água da antiga usina para movimentar os aviamentos de uma casa de farinha construída na década de 50 e recuperada em 1986. Atualmente a Casa de Farinha é apreciada como objeto histórico que, tendo sido restaurado, reintroduziu uma tecnologia patrimonial de importante valor cultural, social e econômico. Alguns equipamentos da antiga Fazenda ainda estão no local. A maioria foi reformada e estão sendo usados para a fabricação de farinha de mandioca. Neste local encontra-se cachoeiras e riachos.

Casarão do Porto

Localizado na Rua Dr. Felix Guisard - Centro. Concluído em 1846, retrata o período de opulência em que se comercializava café, atividade de seu primeiro ocupante, Baltazar Cunha Fortes. Local onde D. Pedro se hospedava. Em 1930 serviu como hotel e mais tarde, comprado pelo industrial Félix Guisard, de Taubaté, que o usou como residência de verão. Desde 1987, funciona a Fundação de Arte e Cultura (FUNDART).

Centro de informações Turísticas

Localizado na avenida Iperoig, em frente a praia de Iperoig ou do Cruzeiro (centro da cidade). Neste local podem se obter dicas sobre o município e observar as exposições realizadas durante todo o ano.

Cruzeiro de Anchieta

Localizado na avenida Iperoig, em frente a praia de Iperoig ou do Cruzeiro (centro da cidade). Simbolizando a paz de Iperoig.

Farol da Barra

Situado na praia de Iperoig ou do Cruzeiro (centro da cidade) junto a foz do rio Grande de Ubatuba. Construído em homenagem aos pescadores de Ubatuba e é muito procurado por pescadores amadores.

Horto Florestal

Situado na Rodovia Oswaldo Cruz no Bairro do Horto Florestal. Pertence à Secretaria de Agricultura, esta Estação Experimental de Ubatuba , é uma das redes de estações experimentais do Instituto Agronômico (Campinas). Seu objetivo é pesquisar plantas condizentes com o clima e o solo da região. As principais culturas São: palmito, cacau, melhoramentos da cana-de-açúcar, mandioca, seringueira e especiarias etc.

Igreja Exaltação à Santa Cruz - Igreja Matriz

Apresenta altar na forma de um barco em homenagem a São Pedro Pescador. Situado na praça Exaltação à Santa Cruz, no centro da cidade.

Ilha dos Pescadores

Nesta Ilha encontra-se uma pequena vila de pescadores no rio Grande de Ubatuba (centro da cidade). Encontra-se o Mercado Municipal de Pescados que funciona no horário comercial.

Imagem de São Pedro Pescador

Homenagem ao santo padroeiro dos pescadores, situada no morro da Prainha, no centro da cidade. A imagem está voltada para a baía de Ubatuba.

Imagem do Cristo Redentor

A imagem do Cristo Redentor foi uma cortesia do povo de serra acima (todas as pessoas oriundas do Vale do Paraíba), e foi fixado na Praça Olavo Bilac no Bairro do Itaguá, A imagem foi um agradecimento pela exuberante paisagem e lindas praias de areias brancas e águas claras que podiam usufruir.

Imagem do Padre José de Anchieta

Encontra-se na avenida Iperoig, em frente a praia de Iperoig ou do Cruzeiro (centro da cidade).

Museu Caiçara

Localizado na Rua Antônio Athanásio, 273, no Bairro do Itaguá.

Parque Estadual da Serra do Mar - Núcleo Picinguaba

Centro de apoio à pesquisa e à educação ambiental, voltados para estudantes, visitantes, pesquisadores e para a População local.

Pedras do Sino

Localizadas junto a praia de Santa Rita, as chamadas Pedras do Sino (idênticas às de Ilhabela), emitem som semelhante ao do bronze, quando batido com uma pedra.

Projeto Tamar – IBAMA

Localizado na Rua Antonio Athanásio, 273 - Bairro do Itaguá.

Ruínas - Fazenda do Engenho do Bom Retiro

Localizadas ao sul do município, no bairro da Lagoinha. A Fazenda do Bom Retiro cultivava cana de açúcar e café, além de fabricar aguardente produzia açúcar mascavo.

Cachoeira do Pé da Serra

Pequena cachoeira, formando várias quedas. Suas águas São limpas e claras. Localizada no começo da Serra, na rodovia SP 125, a 9 km da cidade.

Cachoeira dos Macacos

Localizada na Rodovia Oswaldo Cruz, no bairro do Horto Florestal. Limpa e de águas claras, podem ser vistos pequenos animais como lambarí, pitú etc. Os mais aventureiros mergulham de uma árvore que fica acima de um poço.

Cachoeira da Escada

Com formato de uma gigantesca escada, criando várias quedas d’água, é considerada uma das maiores cachoeiras de Ubatuba. Situada a beira da Rodovia Rio-Santos, a 46 km da cidade.

Cachoeira do Espelho

O acesso é feito por uma trilha ecológica, no meio da mata. Localizada no km 20 da Rodovia Rio-Santos.

Cachoeira do Promirim

Apresenta várias quedas d’água, sendo que uma delas forma um escorregador natural que termina em um dos lagos. Finalizando em uma grande queda, formando o maior de todos os lagos. Situada no km 30 da Rodovia Rio-Santos

Cachoeira da Renata

Localizada no km 76 da Rodovia Rio-Santos, sentido Caraguatatuba. O acesso deve ser feito pelo bairro Sertão da Quina.

Cachoeira da Água Branca

Localizada no Km 17 da Rodovia Rio-Santos, sentido caraguatatuba, O acesso deve ser feito pelo bairro sertão da Quina. São 10 km de trilha.

Seja um associado através do Plano de Turismo - PLANTUR ou seja Proprietário de Semana Time Sharing e desfrute dos mais belos locais dessa maravilhosa cidade.

Para mais informações sobre os preços e como se associar entre em contato conosco pelo telefone (21) 3332-3895 ou clique aqui para nos enviar uma mensagem.

Compartilhe:

Compartilhar Facebook
Estude com bolsas Faculdades Integradas Simonsen Green Hostel Renie Gomes - Webdesigner, SEO e Analista de mídias sociais

Rua Jacinto Alcides, 41 - Rio de Janeiro/RJ - CEP: 21810-061